fbpx

11 Passos para escolher uma agência de Marketing Digital

O mundo mudou: agora, tudo é digital, portátil e cabe no bolso. Tudo acontece mais rápido e desaparece na mesma velocidade em que surge, tornando cada momento da vida algo muito valioso. A sua empresa está preparada para sobreviver a esse novo cenário? Pois saiba que a contratação de uma boa agência ou consultoria de Marketing Digital pode ser a chave para você se adaptar às mudanças.

Compor um time próprio de profissionais em Marketing Digital pode até parecer uma boa saída, mas, dependendo do porte de sua empresa, essa estratégia talvez não seja a ideal. Por outro lado, ao contratar uma agência de Marketing Digital, você dispõe de vantagens e benefícios que trarão ótimos resultados a curto prazo.

Como as opções são muitas, é normal que o processo de escolha de uma agência pareça confuso ou demorado à primeira vista. Porém, atentando para algumas questões, é possível contratar aquela que esteja alinhada ao conceito e profira os mesmos valores da sua empresa.

Pensando nisso, listamos neste artigo algumas dicas e orientações sobre como escolher uma agência (e uma consultoria) de Marketing Digital. Acompanhe!

Como escolher uma agência de Marketing Digital

1 Faça um pré-planejamento

Antes de escolher uma agência de Marketing Digital, é importante elaborar um pré-projeto que descreva todas as necessidades da empresa nessa área, bem como o que se espera de uma parceria do tipo, quais resultados deverão ser alcançados, dentre outros itens.

Tenha em mente nessa etapa que não se trata de um projeto completo, mas apenas um esboço, com linhas bastante genéricas. Isso ajuda a escolher a agência que melhor se encaixa nesses aspectos.

2 Peça indicações

Acione os seus contatos no meio corporativo e pergunte a respeito de recomendações sobre agências de Marketing Digital. Esse é um tipo de informação bastante valiosa para você, pois a experiência de seus colegas empresários conta muito na hora de decidir qual consultoria digital contratar.

3 Pesquise a reputação

Quando pensar em uma agência de Marketing Digital, comece fazendo uma pesquisa sobre a empresa e a sua reputação de forma geral no meio. Nesse sentido, analise o discurso dela no próprio site e a maneira como fala com o seu público. Isso deve influenciar sobremaneira a sua decisão.

Se tiver blog, dê uma olhada ainda nas principais postagens e observe seu posicionamento no ranqueamento dos motores de busca.

4 Visite as redes sociais

Muitas vezes, as agências dão muito pouca atenção para suas próprias redes sociais. Aí, percebemos um conflito entre o que é falado e o que se pratica na realidade. Fique de olho também nesse aspecto!

5 Confira o portfólio

Veja os segmentos e os portes das empresas que a agência já atendeu. Saiba quais trabalhos foram desenvolvidos para cada um deles, confira se as necessidades eram semelhantes às suas e se existem cases de sucesso no seu segmento.

6 Converse e faça reuniões

Parece óbvio, mas fazer reuniões é essencial não apenas para que haja uma comunicação “comercial” do processo (um vende e outro compra), mas também para que se estabeleça um vínculo de intimidade com os parceiros.

É nessa hora que você capta quais são os valores da agência e verifica se eles são compatíveis com os de sua empresa.

7 Conheça os profissionais

Também pode parecer óbvio, mas tire suas dúvidas sobre a formação e experiência dos profissionais envolvidos no trabalho. Não custa perguntar quem faz o que e há quanto tempo. Talvez a agência já tenha um case de sucesso no seu segmento para mostrar!

8 Converse com clientes

Busque saber como a agência é vista por seus clientes. Uma dica valiosa é tentar conversar com alguns deles, mas, se não conseguir, uma opção é procurar por depoimentos no próprio site.

Muitas empresas costumam publicá-los como forma de divulgar a satisfação de quem atende.

9 Verifique certificações

Embora não seja um item obrigatório, é interessante averiguar quais certificados a agência possui. Empresas e plataformas online, como Google e Facebook, por exemplo, já possuem programas de certificação para empresas parceiras, o que muitas vezes inclui cursos de qualificação e treinamento.

Isso pode ser garantia de ótimos serviços prestados!

10 Equilibre a relação custo e benefício

Por fim, observe se a proposta feita pela agência inclui todos os serviços dos quais você está precisando e busque um equilíbrio na relação custo e benefício.

Nossa dica é simples. Tome muito cuidado com os extremos, desconfiando de um preço alto demais ou de um baixo demais. O site Reclame Aqui pode fornecer dados importantes sobre a reputação de cada agência.

Defina também um teto para o seu orçamento antes de fechar a contratação, afinal, é comum gastar mais do que foi planejado inicialmente. Para que bobear nisso, não é mesmo? Organize-se!

Para terminar, o tempo de duração do contrato precisa ser observado. Assim, caso você queira investir, de fato, em estratégias de Marketing Digital, é interessante que ele seja de, no mínimo, um ano.

11 Como escolher uma consultoria em Marketing Digital

A contratação de uma consultoria em Marketing Digital também pode ser uma opção para seu negócio, independentemente de ser de pequeno, médio ou grande porte.

Se você tiver um profissional especialista nesta temática ou uma equipe interna, um consultor(a) em Marketing Digital será o responsável por fazer um diagnóstico bem completo da situação da sua empresa, avaliando aspectos como tempo, dinheiro e pessoal necessários para colocar em prática as ações listadas no plano de ação.

Mas atenção novamente! Diferentemente da agência, no caso de uma consultoria em Marketing Digital, a execução do projeto ficará sob sua responsabilidade. Em outras palavras, a oportunidade de mesclar experiências pode render bons frutos sim, mas isso vai depender e muito do grau da maturidade do seu negócio.

Portanto, na hora de se decidir, leve em conta os mesmos critérios que mencionamos na escolha de uma agência de Marketing Digital. Faça um rascunho do seu planejamento, pesquise e peça recomendações. Adicionalmente, fique de olhos bem abertos para a formação acadêmica do consultor, seu portfólio, o valor cobrado pelo serviço e, claro, a opinião de quem já trabalhou com ele.

Como você viu neste artigo, escolher uma boa agência ou consultoria em Marketing Digital não é um trabalho simples. Mas nada de se desesperar, viu? Acredite: com foco, planejamento e um pouco de paciência, é possível encontrar uma parceria ideal que perdure por muitos anos!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top